quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sabonetes - Pele bonita é pele limpa e bem cuidada!


Parece simples, mas a escolha do sabonete ideal requer alguns cuidados, pois a limpeza é a base que dá estrutura a todo cuidado de saúde e beleza da pele. Que tal falar um pouquinho sobre isso?

Primeiro, identifique o seu tipo de pele:

Pele oleosa: tem um pouquinho mais de brilho do que os outros tipos de pele, devido à produção excessiva das excreções que mantém a umidade da sua pele. Além disso, possui os poros abertos, facilitando o aparecimento de cravos e espinhas. A pele oleosa é assim em todo o rosto, o que a difere da pele mista. No corpo, a oleosidade é menos intensa, mas ainda requer um cuidado especial.

Pele mista: você reconhecerá que sua pele é mista observando que ela possui uma oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), sendo mais ressecada no resto do rosto.

Pele seca: é áspera e sem vida, facilitando marcas de expressão, no rosto, e rachaduras e estrias, no corpo. Esta pele precisa de uma atenção especial quanto à sua hidratação.

Pele normal: é a mais parecido com a pele de um bebê. Macia, não apresenta oleosidade ou secura excessiva, e normalmente não requer cuidados especiais.

Já sabe o tipo de sua pele? Certo! Vamos aos sabonetes:


Sabonetes para o corpo

Os sabonetes usados no corpo normalmente são os de uso diário. Não há necessidade de usar um sabonete esfoliante quando você pode usar uma esponja de esfoliação suave, como as naturais, e pode também fazer esfoliações semanais com produtos específicos ou receitas caseiras - mas este é um assunto para um próximo post.

Tanto para a pele do corpo, como para a do rosto, os sabonetes líquidos são os mais indicados, e especialmente para as que sofrem com oleosidade excessiva, como as oleosas e mistas, pois limpam mais suavemente. Estes também são os mais indicados para peles sensíveis, que também se beneficiam do uso de sabonetes glicerinados, por estes serem mais suaves e não conterem sal em sua formulação.

Se você tem pele seca, pode usar sabonetes hidratantes que não levem óleos neles. Não é necessário hidratar a pele enquanto a está lavando. Você pode lavar primeiro e hidratar depois.

Para quem tem pele normal, os mais indicados são os sabonetes neutros, mas se pode usar também sabonete com substâncias moderadamente hidratantes, como mel, leites, cânfora e alantoína.

Os sabonetes neutros são ainda indicados para o uso diário em qualquer tipo de pele, incluindo a pele do rosto.


Sabonetes para o rosto

Prefira sabonetes neutros para uso diário. Mesmo se você tem a pele seca, tudo bem que ela precisa de hidratação, mas é melhor não usar sabonetes hidratantes no rosto. Prefira hidratar a pele de seu rosto com hidratantes específicos para o rosto, ou se sua pele é normal a oleosa, substâncias naturais como o mel.

Se você tem pele com acne, pode usar uma a duas vezes por dia um sabonete para este tipo de pele, mas dê preferência sempre à orientação de um dermatologista na escolha deste tipo de sabonete.

Lembre-se: nunca lave sua pele com água quente, especialmente a do rosto. Prefira sempre água fria, mas, durante o banho, por exemplo, não há mal em usar água morna. Água quente agride a pele e estimula a produção sebácea, sendo um veneno para as peles oleosas e mistas.


Sabonete Íntimos

Há sabonetes desenvolvidos especialmente para a higiene íntima, mas os mais indicados para uso diário são os sabonetes neutros. Dê preferência a utilizar os sabonetes íntimos esporadicamente, ou quando seu ginecologista lhe aconselhar que o faça, e nunca, mas nunca mesmo, utilize sabonetes bactericidas nesta região. A região íntima tem bactérias que a protegem, e quando você usa sabonetes bactericidas elas acabam morrendo junto com as bactérias que poderiam lhe fazer algum mal.


Sabonetes bactericidas

Acabamos de falar deles! É extremamente indicado o uso destes sabonetes na mãos, e você pode também usá-los nas axilas para prevenir o mau cheiro, mas também prefira não usá-los diariamente no corpo todo, para preservar as bactérias que te protegem contra infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário