
Parece simples, mas a escolha do sabonete ideal requer alguns cuidados, pois a limpeza é a base que dá estrutura a todo cuidado de saúde e beleza da pele. Que tal falar um pouquinho sobre isso?
Primeiro, identifique o seu tipo de pele:
Pele oleosa: tem um pouquinho mais de brilho do que os outros tipos de pele, devido à produção excessiva das excreções que mantém a umidade da sua pele. Além disso, possui os poros abertos, facilitando o aparecimento de cravos e espinhas. A pele oleosa é assim em todo o rosto, o que a difere da pele mista. No corpo, a oleosidade é menos intensa, mas ainda requer um cuidado especial.
Pele mista: você reconhecerá que sua pele é mista observando que ela possui uma oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), sendo mais ressecada no resto do rosto.
Pele seca: é áspera e sem vida, facilitando marcas de expressão, no rosto, e rachaduras e estrias, no corpo. Esta pele precisa de uma atenção especial quanto à sua hidratação.
Pele normal: é a mais parecido com a pele de um bebê. Macia, não apresenta oleosidade ou secura excessiva, e normalmente não requer cuidados especiais.
Já sabe o tipo de sua pele? Certo! Vamos aos sabonetes:

Os sabonetes usados no corpo normalmente são os de uso diário. Não há necessidade de usar um sabonete esfoliante quando você pode usar uma esponja de esfoliação suave, como as naturais, e pode também fazer esfoliações semanais com produtos específicos ou receitas caseiras - mas este é um assunto para um próximo post.
Tanto para a pele do corpo, como para a do rosto, os sabonetes líquidos são os mais indicados, e especialmente para as que sofrem com oleosidade excessiva, como as oleosas e mistas, pois limpam mais suavemente. Estes também são os mais indicados para peles sensíveis, que também se beneficiam do uso de sabonetes glicerinados, por estes serem mais suaves e não conterem sal em sua formulação.
Se você tem pele seca, pode usar sabonetes hidratantes que não levem óleos neles. Não é necessário hidratar a pele enquanto a está lavando. Você pode lavar primeiro e hidratar depois.
Para quem tem pele normal, os mais indicados são os sabonetes neutros, mas se pode usar também sabonete com substâncias moderadamente hidratantes, como mel, leites, cânfora e alantoína.
Os sabonetes neutros são ainda indicados para o uso diário em qualquer tipo de pele, incluindo a pele do rosto.
Prefira sabonetes neutros para uso diário. Mesmo se você tem a pele seca, tudo bem que ela precisa de hidratação, mas é melhor não usar sabonetes hidratantes no rosto. Prefira hidratar a pele de seu rosto com hidratantes específicos para o rosto, ou se sua pele é normal a oleosa, substâncias naturais como o mel.
Se você tem pele com acne, pode usar uma a duas vezes por dia um sabonete para este tipo de pele, mas dê preferência sempre à orientação de um dermatologista na escolha deste tipo de sabonete.
Lembre-se: nunca lave sua pele com água quente, especialmente a do rosto. Prefira sempre água fria, mas, durante o banho, por exemplo, não há mal em usar água morna. Água quente agride a pele e estimula a produção sebácea, sendo um veneno para as peles oleosas e mistas.

Há sabonetes desenvolvidos especialmente para a higiene íntima, mas os mais indicados para uso diário são os sabonetes neutros. Dê preferência a utilizar os sabonetes íntimos esporadicamente, ou quando seu ginecologista lhe aconselhar que o faça, e nunca, mas nunca mesmo, utilize sabonetes bactericidas nesta região. A região íntima tem bactérias que a protegem, e quando você usa sabonetes bactericidas elas acabam morrendo junto com as bactérias que poderiam lhe fazer algum mal.

Acabamos de falar deles! É extremamente indicado o uso destes sabonetes na mãos, e você pode também usá-los nas axilas para prevenir o mau cheiro, mas também prefira não usá-los diariamente no corpo todo, para preservar as bactérias que te protegem contra infecções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário