quinta-feira, 19 de maio de 2011

10 mitos e verdades imprescindíveis para quem quer emagrecer


Certamente, você já ouviu infinitas dicas para emagrecer da sua tia, da sua avó, da vizinha, da amiga da vizinha, da colega do primário que hoje mora em manaus, e quem sabe até do seu cachorro! Confira, neste post, o que é mito e o que é verdade de dez importantes tópicos no meio dessa informação toda.

1. Dormir depois de comer engorda
Mito! Dormir após as refeições não é um mal. Aliás, é muito bom para a digestão fazer a famosa "cesta", pois você dá sossego para o resto do seu organismo, e ele pode fazer a digestão sem ninguém atrapalhá-lo. Porém, ainda, comer muito durante a noite e não comer durante o dia pode, sim, te fazer engordar, pois o seu organismo começa a estocar mais energia do que o necessário quando você come, já que ele não será recarregado pela manhã.

2. Beber um copo de água gelada em jejum emagrece
Verdade! E não só em jejum. Para controlar a temperatura corporal, o organismo precisa elevar a temperatura da água, e para isso ele consome uma energia extra, além da que utiliza na digestão. E vale lembrar que a água pura, independente da temperatura, é ótima para quem quer manter a forma, pois regula o metabolismo e diminui a retenção de líquidos. Mas não abuse! O ideal é tomar cerca de dois litros de água por dia, para não sobrecarregar os rins.

3. Usar cintas modeladoras diminui a barriga
Mito! A compressão da barriga acaba restringindo-a ao formato da cinta modeladora, o que pode modelar a região abdominal de quem está emagrecendo, mas diminuir a barriga, meu amor, só exercícios! E pra ela modelar é necessário o uso contínuo e durante um tempo razoável.

4. Anticoncepcional engorda
Mito! O anticoncepcional não te faz ganhar peso. O que acontece é que o uso de alguns anticoncepcionais aumenta a retenção de líquidos, o que pode ser compensado com o consumo razoável de água e exercícios físicos regulares.

5. Passar dias tomando sopa rala emagrece
Mito! Tomar sopa ajuda a eliminar líquido, mas não te faz perder peso. Ao contrário! Se você deixa de dar ao seu organismo a energia que ele precisa, ele economiza a que tem. Porém, talvez uma sopa mais encorpada posa ajudar, se tiver as calorias que uma refeição normal (que não fosse sopa) teria, pois a digestão da sopa é mais fácil, e a ingestão de alimentos leves ajuda a diminuir a dilatação do estômago que é uma das principais causas da tão odiada barriguinha.

6. Comer aos poucos é bom para emagrecer
Verdade! Uma dieta de cinco refeições leves, ricas em nutrientes e com pouca gordura é a mais indicada para quem quer emagrecer, pois seu organismo não se sente obrigado a economizar energia, ele sabe que terá mais daqui a pouquinho. Mas lembre-se: 'pouca gordura' não sognifica folhas e e legumes! O indicado é que a fonte de energia, em vez de gordura, sejam os carboidratos. As gorduras também não devem sumir completamente. Prefira óleos e azeites vegetais in natura, sem saturá-los. Também prefira a manteiga à margarina, pois gordura vegetal hidrogenada é um veneno!

7. Comer assistindo televisão engorda
Verdade! A TV te deixa distraído em relação ao que está comendo, não só te faz comer muito, mas comer mal. Prefira comer na cozinha ou sala de jantar. Seu organismo agradece.

8. Mastigar bastante ajuda a emagrecer
Verdade, mas com algumas considerações: não são as calorias que você gasta mastigando que ajudam, mas o ritmo com que você come quando mastiga várias vezes. Isto não te faz emagrecer, mas o seu cérebro recebe a informação de que você está comendo no tempo certo, o que não acontece quando você mastiga demais e acaba ficando "empanturrado".


9. Corrida emagrece
Verdade! É um dos melhores exercícios para quem precisa perder peso, devido ao alto gasto de energia. Mas antes de começar a correr por aí, procure um médio e tenha certeza que está tudo ok, pois este é um exercício que exige bastante do sistema cardiorespiratório, então não dá pra bobear, né!

10. Chá verde emagrece
Mito! É comprovado em estudos que o chá verde acelera o metabolismo, mas este efeito é muito pequeno comparado ao da atividade física, por exemplo. Para ele ter o efeito desejado, é necessário tomar um litro por dia, sem açúcar nem adoçante, em temperatura morna e preparado imediatamente antes de beber.


Foto: D Sharon Pruitt (Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário