quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dúvidas sobre qual atividade física praticar? A gente ajuda!


Que uma vida sedentária é algo péssimo para a saúde, todo mundo já sabe, mas na hora de começar uma atividade física, muita gente entra na musculação por falta de opções. Será? Há uma gama inimaginável de atividades físicas e com certeza uma delas vai te fazer feliz. Vamos dar uma olhadinha em algumas interessantes?

Ginástica localizada: durando cerca de sessenta minutos, é dividida em séries que priorizam cada segmento muscular ou articular. O legal da ginástica localizada é que ela é feita em grupo, o que dá um "up" na motivação, e, além de definir o corpo, é um exercício de considerável gasto calórico (260 calorias por aula, em média), o que a torna uma boa pedida para quem não quer só perder peso, mas também definir a musculatura. O chato é que em muitas academias as aulas de ginástica localizada não são separadas da musculação na hora de fazer a matrícula. Há, entretanto, programas dos governos estaduais e das prefeituras que oferecem estas e outras aulas.

Musculação: consiste em exercícios localizados com cargas variáveis, e tempo de contração e velocidade controláveis. Devido à sua flexibilidade, não importa se você quer ganhar massa, definição, resistência ou força muscular, ou mesmo se você quer perder peso, haverá sempre um programa ideal para você, que pode se adequar aos seus horários. O gasto calórico é variável.

Dança do ventre: está aí uma atividade cheia de benefícios para as mulheres! Além de tonificar a musculatura, ajuda nas cólicas menstruais, reeduca a postura, desenvolve a percepção do corpo, estimula a sensualidade e queima queima, em média, 400 calorias por hora.

Dança de salão: são aulas de variados tipos de dança, sendo mais comuns nas escolas do Brasil a lambada, a salsa, o bolero, o soltinho, o samba, o forró, o zouk e o tango. Além de ser um divertido e benéfico meio de interação social, a dança de salão conta com os benefícios de qualquer dança, como estimular a circulação e melhorar a capacidade respiratória, além de poder queimar até 700 calorias em uma hora.

Pole dance: a famosa "dança no poste" é uma atividade física bem completa devido à combinação de ginástica e dança, combinação esta que proporciona tonificação e definição dos músculos, além de benefícios ao sistema cardiovascular. A modalidade consiste em movimentos de giros, escaladas, inversões e acrobacias aéreas, feitos em uma barra vertical, e se divide em seis níveis de dificuldade. Uma hora praticando pole cande queima, em média, 450 calorias, e há quem diga até que ao passar o corpo pela barra ela funciona como uma drenagem linfática, eliminando líquidos e todos os pneuzinhos e celulites que são causados pela retenção deles.

Pilates: é um método de alongamento e exercícios físicos profundamente alicerçados na anatomia humana, utilizando o próprio peso do corpo em sua execução. Entre seus benefícios estão a reeducação postural, alívio de tensões, melhora da vitalidade, força e flexibilidade, além da tonificação e alongamento dos músculos. Uma hora de pilates queima, em média, 250 calorias.

Ioga: é, na verdade, a tradicional disciplina física e mental originária da Índia. Nas aulas, as posturas físicas trabalham flexibilidade, força, equilíbrio, concentração e tônus muscular, respeitando os limites e ritmo de cada praticante e induzindo a um relaxamento. O legal da Ioga é que trabalha bem a mente, ajuda a ter disciplina e força de vontade. Uma aula de ioga pode gastar de 225 a 500 calorias, dependendo da intensidade.

Natação: é a auto suportação e auto movimentação, por meio dos braços e pernas, dentro ou sobre a água. Sua prática traz benefícios ao sistema cardiovascular e respiratório, sendo uma boa opção para quem não pode praticar exercícios que exigem muito do sistema cardiorespiratório, pois ao contrário da maioria da atividades, reduz a freqüência cardíaca. Além disso, fortalece os músculos torácicos, beneficia as articulações e, devido à restrição da respiração, diminui os radicais livres no sangue retardando o envelhecimento dos tecidos com sua prática regular. Uma hora de natação gasta entre 400 e 530 calorias.

Hidroginástica: há várias modalidades, desde ginástica localizada até corrida, todas realizadas embaixo d'água. Sua prática proporciona condicionamento cardiovascular e respiratório e não tem impacto sobre as articulações. Além disso, a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência, ajuda a aumentar a circulação periférica e alivia as tensões. Uma hora de hidroginástica queima de 260 a 400 calorias.


Foto do topo: Keith Ramsey (Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário