sexta-feira, 20 de maio de 2011

8 hábitos para uma pele de pêssego


Corretivo, base, pó compacto, blush? Necas! O negócio é cuidar da pele e arrancar elogios sobre como você é linda naturalmente. Pronta para começar?

1. Tenha uma alimentação balanceada

Beba água. Não adianta usar hidratantes milagrosos se você não hidrata sua pele de dentro para fora. Além disso, todos aqueles nutrientes contidos em sua loção são melhor absorvidos pela pele se você hidrata seu organismo.

Ingira frutas, legumes e outras fontes de vitaminas. As vitaminas responsáveis pela manutenção da pele são:

Vitamina A: participa na formação e na cornificação da pele (processo responsável pela firmeza da pele), como também combate os radicais livres, o que ajuda a prevenir o envelhecimento da dos tecidos, incluindo o da pele. Nos vegetais, você a reconhece pela cor alaranjada.
Sua principais fontes são: cenoura, abóbora, mamão, leite e fígado (de qualquer animal).

Complexo B: não participa da formação da pele, mas desempenha funções na saúde dos tecidos epiteliais e musculares.
Suas principais fontes: carnes, verduras e cereais integrais.

Vitamina C: estimula a formação de colágeno - proteína que liga as células epiteliais umas às outras -, além de também combater os radicais livres.
Suas principais fontes são: mamão papaya, brócolis, morango, laranja, kiwi, acerola (é a campeã), melão e manga.

Vitamina E: Protege sua pele dos raios nocivos do Sol, baby.
Suas principais fontes: óleos vegetais (de soja, oliva, girassol, milho, etc), nozes, grãos integrais, peixes e vegetais verdes folhosos.

Inclua fontes de minerais em sua dieta. Alguns minerais, como o selênio, o magnésio, o cobre e o zinco, estão associados à capacidade da pele de se regenerar e cicatrizar.
Boas fontes destes minerais são: carnes, cereais integrais, além dá água, é claro.

2. Proteja-se dos raios nocivos do Sol

Como se não bastasse o envelhecimento da pele causado pelo excesso de exposição ao Sol, ainda tem o fato de que esta exposição pode trazer problemas futuros, como o câncer. Então, proteja-se! Use um filtro solar de fator 30 ou maior, tanto na pele do rosto, como nas partes do corpo que estarão expostas. Passe novamente ao longo do dia, de quatro em quatro horas, aproximadamente. Mas fuja dos cremes, que engorduram a pele. Use uma loção. Hoje, a maioria dos filtros solares são loções.

3. Use sabonete neutro e evite água quente para lavar a pele

A melhor combinação para lavar a pele é sabonete neutro e água fria, mas pode-se usar também água morna.

Não há necessidade de usar sabonetes hidratante, mesmo que você tenha a pele seca. Lave-a primeiro, hidrate-a depois.

4. Esfolie sua pele

O ideal é esfoliar semanalmente, com um produto específico ou uma receita caseira, como mel e açúcar. Se você usa uma máscara de hidratação semanal, esfolie antes de fazer a hidratação.

Lembre-se de esfoliar também um dia antes de se depilar com cera (quente ou fria).

Diariamente, é possível usar uma esponja de esfoliação suave, como as esponjas naturais. No uso deste tipo de esponja, não esfregue a pele. Faça movimentos circulares ascendentes com delicadeza.

5. Hidrate

Não importa se você usa um hidratante, um produto natural ou se faz uso de máscaras: o importante é hidratar.

Esteja sempre com a pele limpa quando for hidrataá-la, e procure um produto específico para o seu tipo de pele.

8. Remova a maquiagem antes de dormir

O ideal é usar um demaquilante. Na falta, eu recomendo shampo de bebê, pois é muito suave, retira bem a maquiagem e pode ser usado para tirar até a sombra, o rímel e o delineador dos olhos.

7. Durma de oito a nove horas por dia


E certifique-se de ter um sono tranquilo.

Enquanto dormimos, nosso organismo está livre da sobrecarga de atividade que ele tem quando você está acordada, e é aí que ele aproveita para renovar as células. Além disso, o metabolismo é oito vezes mais rápido durante o sono.

8. Viva plenamente

Namore, passeie, se divirta, e não esquente a cabeça. O estresse tem conseqüências diretas na aparência da pele, pois altera todo o organismo, afetando as funções metabólicas. Uma pele bonita é uma pele feliz.

Foto do topo (modificada): Chris Willis Flickr (Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário