sexta-feira, 20 de maio de 2011

Menstruar ou não: o que você realmente quer saber


Em 1996, o ginecologista da Universidade Federal da Bahia e cientista respeitado internacionalmente, Dr. Esilmar Coutinho, lançou um livro intitulado "Menstruação, a Sangria Inútil", defendendo o direito da mulher de não menstruar. Isso gerou o maior 'bafafá', que foi se acalmando ao longo dos anos.

Quinze anos depois, foi lançada a campanha Viva Sem Menstruar, com a atriz Guta Estresser como garota propaganda, em um vídeo que convida as tele espectadoras a acessarem o site da campanha, onde há toda informação necessária sobre este tema.

Não menstruar parece mesmo um grande sonho que se realiza para muitas mulheres, mas e aí? O que precisamos e o que queremos saber sobre isto antes de tomar a decisão de não menstruar mais?

Há cerca de um ano, vi um médico, qual não me lembro o nome, falar na televisão sobre um implante que seria posto por baixo da pele e interromperia a menstruação. Ele afirmava que era o melhor tratamento contra a TPM, que menstruar era inútil e que toda mulher tem direito a não menstruar.

Me interessei, obviamente, mas na época não encontrei muita informação a respeito.

Novamente, há umas três semanas, assistindo TV, vi este comercial com a Guta Estresser e acessei o site. Lá estavam as respostas para várias de minhas perguntas, e minha vontade de não menstruar foi aguçada.

Hoje, resolvi postar sobre este tema, e quando iniciei a pesquisa, fui bombardeada de informação.

Onde tudo isto estava, há um ano, quando procurei?

Bem, o que importa neste post é que encontrei muita informação relevante, e vou compartilhá-la com vocês.

1. Por quê menstruamos e por quê decidir não menstruar mais?

A menstruação é a eliminação do endométrio - tecido uterino que se forma todos os meses para receber um bebê -, que acontece quando não há fecundação.

Pode haver vários motivos para uma mulher decidir não menstruar, mas primeiro precisamos entender uma coisa: quando se pára de menstruar por meio de anticoncepcionais hormonais, o endométrio não se forma, então, ao contrário do que muitas pessoas pensam, este não não se acumula, pois ele nem mesmo existe.

Ok. Agora, os motivos:

- Com a interrupção do sangramento, a mulher não tem cólicas.

- Como a mulher não se prepara para ter um bebê, ela sofre menos com seios doloridos.

- O sangramento que, às vezes, a impedia de fazer certas coisas, não a impedirá mais, e ela não terá mais que se programar em cima de seu ciclo menstrual.

- Muitas mulheres se beneficiam da interrupção da menstruação também quanto à TPM.

- Segundo o médico que falou na televisão há um ano, o útero da mulher permanece "protegido" da menstruação, que seria um certo desgaste para o útero, tendo que sangrar todos os meses porque não recebeu uma célula-ovo.

2. Todas as mulheres param de menstruar quando usam anticoncepcionais hormonais ininterruptamente?

Não. A maioria deixa de menstruar, mas há mulheres que não. E, entre as que param, uma parte sangra nos três primeiros meses, como efeito colateral.

O ideal é começar e ver como seu organismo reage.

3. Deixar de menstruar pode trazer problemas para a saúde da mulher?

Não.

4. Por que há medicos que são contra o uso ininterrupto de anticoncepcionais hormonais para não menstruar?

Um dos principais motivos é que há alguns problemas que são diagnosticados pela ausência da menstruação. Então, se você não menstrua, você estar sem menstruar é normal, logo não demora-se mais para diagnosticar esses problemas.

Um outro motivo relatado é o fato de o feminino é inundado por hormônios ao longo de todos os meses e, ao interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no temperamento, mas, apesar de lógico, este efeito não foi comprovado por nenhum estudo.

5. Usar anticoncepcionais hormonais para não menstruar pode comprometer a fertilidade?

Não. O que pode acontecer é a não voltar a ovular imediatamente após a interrupção do tratamento, como depois da interrupção de qualquer tratamento anticoncepcional hormonal.

6. Há alguma contra-indicação?

As mesmas que de qualquer tratamento anticoncepcional hormonal. Ou seja, se hoje você usa um anticoncepcional dos que você interrompe o uso, sangra, e volta a tomar, você pode fazer uso ininterruptamente também.

7. Quais os métodos e qual o melhor deles?

Há as pílulas de uso contínuo (combinada de estrongênio e progesterona, e a só de progesterona), injeção de progesterona, anel vaginal, adesivo contraceptivo, implante subdérmico e o sistema intrauterino liberador de levonorgestrel.

O melhor deles depende de cada mulher. O ideal é consultar seu ginecologista. Mas, falando de estatísticas, o implante é o que se mostra mais eficaz contra os sintomas da TPM, e a injeção trimestral é a que reporta mais eficácia para quem quer parar de ter os sangramentos.

8. Pode ocorrer gravidez durante o uso do método contraceptivo sem pausas?

As chances são tão pequenas quanto as de uma mulher com laqueadura de trompas, mas pode acontecer.

9. A partir de que idade pode-se fazer uso deste tratamento?

A partir dos 16 anos de idade e, no mínimo, dois anos após a primeira menstruação.

10. Este tratamento vai te fazer engordar?

Não. Como qualquer anticoncepcional hormonal, ele pode aumentar a retenção de líquidos, mas não fará você engordar.

11. Você pode alternar gravidez com tratamento anticoncepcional sem pausa? Depois de quanto tempo a partir do parto você poderá começar a suspender a menstruação?

Se você for usar anticoncepcionais contendo apenas progesterona, pode iniciar o uso seis semanas após o parto. Se usar métodos que contenham estrogênio, deve iniciar depois de parar a amamentação ou seis meses após o parto.

12. Parar de menstruar ou não?

Agora, é com você. Você já conhece as informações mais importantes sobre o tratamento para parar de menstruar, e deve procurar seu ginecologista para quaisquer outras dúvidas.

Não inicie um qualquer tratamento sem prescrição médica. Só seu ginecologista saberá qual é o melhor método para você.

Toda mulher com vida sexual ativa deve ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano. E não seja boba! Não é porque você usa anticncepcional que deve transar sem camisinha. Gravidez não é doença. AIDS, sífilis, herpes, gonorréia, hepatite são!

Foto do topo: SCA Svenska Cellulosa Aktiebolaget Flickr (Creative Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário