sábado, 21 de maio de 2011

Importante: fumar NÃO emagrece!

Resolvi escrever este post depois de ver pela internet várias meninas querendo saber se fumar emagrece, imagino que para usar como mais um método radical. Quando finalmente a juventude começa a ser contra o cigarro, uma esperança para as próximas gerações, vêm os transtornos alimentares ameaçar esta atitude benéfica.

Meninas, fumar não emagrece! Este mito vem do fato de que quando uma pessoa pára de fumar é comum que engorde.

O ex-fumante acaba engordando, minhas flores, por causa da abstinência do cigarro, que não apenas aumenta a ansiedade, mas dá uma vontade louca de comer, pra satisfazer a necessidade oral do cigarro.

Mas se você fuma, também não desista de parar por causa disso. Existem várias formas de burlar a necessidade oral: tomar água, chupar bala, ou até mesmo ficar com um palito de dente na boca. Motivos para parar não faltam! Além de todos os benefícios para a saúde, parar de fumar ainda te deixará muito mais bonita, pois o cigarro amarela os dentes e é péssimo para a pele.

Foto: DigaoSPBR Flickr (Creative Commons)

Leia Mais…

Aulinha de química: vitaminas não penetram nos cabelos


A indústria que me perdoe, mas a verdade tem que ser dita!

Os cabelos são revestidos por uma camada de enxofre, e o enxofre não é "amigo" das vitaminas. É por isso que não adianta você emprastar seu cabelo de máscaras feitas com frutas: não vai adiantar.

Mas, calma, amiga. Não precisa ficar triste. Há meios pelos quais as vitaminas podem penetrar em suas madeixas. Aqueles shampoos, condicionadores, cremes de tratamento, máscaras capilares, loções, etc, têm suas fórmulas desenvolvidas especialmente para quebrar esta barreira e permitir que os cabelos se beneficiem das vitaminas contidas neles.

Mas então por que estamos metendo o pau nesta indústria capitalista? Florzinha de formosura que está lendo este blog agora, é por causa das ampoulas vendidas nas perfumarias. Só um cabeleireiro devidamente especializado ou outro profissional capacitado nesse tipo de química sabe como usar essas ampoulas. Então, esqueça isso de passá-las nos cabelos.

Mas se você não quer abandonar sua máscara de banana com babosa, não precisa. Mas para que as vitaminas tenham efeito, seria melhor que você esfregasse um pouco destes vegetais milagrosos no couro cabeludo antes de lavar, deixasse agir por uns cinco minutos, e então lavasse.

Ah! Agora ficou mais claro, não é?

Foto: mikebaird Flickr (Creative Commons) (modificada)

Leia Mais…

11 dicas para derreter seu amor neste dia dos namorados

Estamos há menos de um mês do dia dos namorados, e talvez já seja hora de começar a pensar no presente - para quem tem namorado, claro. E este ano é mais que especial, pois cai em um domingo!


Se você está livre, leve e solta, não vá cair na babaquice de "é uma boa hora para encontrar namorado"! Dê um presente de dia dos namorados a si mesma, que é a pessoa que você mais ama nessa vida, e vá às compras, viaje, ou pegue uma balada.

Caso você tenha namorado, confira as dicas que o blog Como Uma Diva preparou para você.

1. Leve o rapaz para ver o nascer do Sol à beira-mar

Tudo bem que aqui no Brasil é inverno, mas tem coisa mais bonita do que ver o nascer ou pôr do Sol à beira mar?

Você pode comprar passagens de ida e volta para os dois para a praia mais próxima da sua cidade (isso se você não mora no litoral) e dar a ele de presente no dia 11, pela manhã, numa caixinha de presentes. Leve na bagagem algo para degustarem, como um bom vinho, ou champagne e morangos, ou mesmo um pique nique - por quê não? O que vale é a mágica do momento. E não esqueça da máquina fotográfica para registrar!

Certifique-se antes de que seu namorado não vai trabalhar no fim de semana, para evitar imprevistos.

2. Camisa do time

Se seu amado é do tipo que não perde um só jogo, compre a camisa oficial do time dele e esconda na sua bolsa. Como na noite do dia 11 para o dia 12 não pode faltar aquele momento de mais intimidade, diga a ele que vai ao banheiro e volte vestindo apenas a camisa. Ele vai amar!


3. Caixinha surpresa

Essa todo mundo já conhece, mas vale ressaltar, pela simplicidade e versatilidade que ela oferece.

Para quem não sabe, caixa surpresa é uma caixinha de presentes com vários artigos dentro. No site Dia de Namorados, há várias sugestões de temas para caixas surpresa, vale à pena dar uma olhada!

4. Celular, câmera digital, iPod, etc

Na era da tecnologia, esses são presentes que caem bem em qualquer data.

Se seu namorado é do tipo que gosta de vídeo-games, outra opção é dar a ele o game que ele está louco para comprar, mas não sobrou grana ainda. E ele ainda vai lembrar de você sempre que jogar!

5. Certificado de melhor namorado do mundo

Este ele vai amar, com certeza. Há na internet várias opções para você imprimir e emoldurar, e o bom é que sai bem baratinho.

Na internet é possível encontrar modelos prontos para imprimir de graça no site Presentes de Amor e no Manual dos Namorados. Além disso, há opções para encomenda do certificado personalizado na L.A. Presentes Personalizados, na Encanto Digital, e na Fábrica de Criação. Ou mesmo você pode dar uma olhada nestes modelos para ter uma idéia e criar o seu próprio certificado no Microsoft Word.

Para emoldurar, o melhor é procurar uma vidraçaria, pois a moldura sai no tamanho exato do seu certificado.

Dica: coloque a moldura com o certificado numa caixa de presentes junto com alguns bombons para seu amor lambuzar os dedos - e dividir com você =P.


6. Jantar romântico

Este nunca sai de moda! E se você mora com ele, ou mora sozinha, é uma das melhores opções.

Prepare um juntar delicioso, com a sua receita mais deliciosa, ou tente uma destas receitas afrodisíacas. Arrume a mesa toda bonita - uma idéia legal é pegar uma mesa menor, ou mesmo a mesa de centro da sala e sentarem-se os dois no tapete, para vocês ficarem mais juntinhos - com velas no centro, e vista-se para matar. Ah! Não se esqueça da musica de fundo. Escolha o estilo musical preferido dos dois, ou um que os dois gostem.

7. Bombons

Quem não resiste a uma tentadora caixa de chocolates? Como a data é especial, vá a uma loja de chocolates finos e escolha uma para dar a seu namorado. Se não dispõe de dinheiro para uma destas, uma boa opção é comprar por quilo o valor que você tem para gastar, ou comprar bombons no mercado e colocar numa caixinha de presentes. Fica muito charmoso!

8. DVD de banda, filme ou seriado

Apesar de tudo isto estar disponível na internet, nada se compara a ganhar aquele show que você não pode ir ou a última temporada da sua série preferida da sua namorada!


9. Tênis, relógio ou carteira

Entre roupas e acessórios, estes três são os que fazem mais sucesso entre os homens. Não é que se você der uma camiseta ele não vai gostar, ao contrário, será uma peça especial no meio de tantas outras no guarda roupas, pois quem deu a ele foi a mulher de sua vida, mas quem nunca ganhou uma?


10. Livro

Um livro quase sempre é um bom presente. Se seu namorado gosta de ler, ou gosta de um assunto em especial, dê a ele um livro inusitado!

Boas opções de livros são:

Se ele gosta de histórias em quadrinhos: Deuses Americanos, de Neil Gaiman - Editora Conrad

Para os amantes da série House ou amantes de medicina: A Ciência Médica de House, de Andrew Holtz - Editora Best Seller

Para quem gosta de psicologia: A Interpretação dos Sonhos: Edição comemorativa de 100 anos, de Sigmund Freud - Editora Imago

Para típicos brasileiros, amantes de futebol: O Mundo das Copas, de Lycio Vellozo Ribas - Editora Lua de Papel

Simpatizantes de poker: Aprendendo a Jogar Poker, de Reo Bello - Editora Nova Fronteira

Beattles Fanatics: Paul McCartney, Uma Vida, de Peter Ames Carlin - Editora Nova Fronteira

Se ele é um futuro empreendedor: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie - Editora Nacional

E por aí vai...


11. Álbum com fotos de vocês

Está pensando o que? Os homens também são românticos! Escolha a dedo as melhores fotos ao longo do namoro de vocês, incluindo passeios, viagens, momentos à toa... E coloque em ordem cronológica em um álbum bem charmoso.

Dica: Coloque alguns comentários seus embaixo de algumas fotos, e escreva atrás da capa uma mensagem. Sabe o que é bem legal? Dar um beijinho de batom vermelho ou rosa no fim da mensagem, mas para isso eu aconselho escrever em um papel à parte, e depois colar, pois pode ser que o beijo saia borrado e você tenha que fazer novamente. E certifique-se de que o batom não sai, passando o dedo de leve no papel.

Ah, encontrei na revista NOVA Cosmopolitan, um teste para você saber se sabe como mimar o seu amor. É só clicar aqui para fazer o teste. É muito legal, e ajuda bastante a escolher um presente!

Agora que você conferiu nossas sugestões, pode misturar e inventar à vontade. Aliás, você tem alguma outra idéia pra gente?

Fotos (Creative Commons):
Moon Star and Paper blogspot
sakura_chihaya+ Flickr
Stringbot Flickr (modificada)
joshwept Flickr
Spree 2010 Flickr (modificada)

Leia Mais…

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Menstruar ou não: o que você realmente quer saber


Em 1996, o ginecologista da Universidade Federal da Bahia e cientista respeitado internacionalmente, Dr. Esilmar Coutinho, lançou um livro intitulado "Menstruação, a Sangria Inútil", defendendo o direito da mulher de não menstruar. Isso gerou o maior 'bafafá', que foi se acalmando ao longo dos anos.

Quinze anos depois, foi lançada a campanha Viva Sem Menstruar, com a atriz Guta Estresser como garota propaganda, em um vídeo que convida as tele espectadoras a acessarem o site da campanha, onde há toda informação necessária sobre este tema.

Não menstruar parece mesmo um grande sonho que se realiza para muitas mulheres, mas e aí? O que precisamos e o que queremos saber sobre isto antes de tomar a decisão de não menstruar mais?

Há cerca de um ano, vi um médico, qual não me lembro o nome, falar na televisão sobre um implante que seria posto por baixo da pele e interromperia a menstruação. Ele afirmava que era o melhor tratamento contra a TPM, que menstruar era inútil e que toda mulher tem direito a não menstruar.

Me interessei, obviamente, mas na época não encontrei muita informação a respeito.

Novamente, há umas três semanas, assistindo TV, vi este comercial com a Guta Estresser e acessei o site. Lá estavam as respostas para várias de minhas perguntas, e minha vontade de não menstruar foi aguçada.

Hoje, resolvi postar sobre este tema, e quando iniciei a pesquisa, fui bombardeada de informação.

Onde tudo isto estava, há um ano, quando procurei?

Bem, o que importa neste post é que encontrei muita informação relevante, e vou compartilhá-la com vocês.

1. Por quê menstruamos e por quê decidir não menstruar mais?

A menstruação é a eliminação do endométrio - tecido uterino que se forma todos os meses para receber um bebê -, que acontece quando não há fecundação.

Pode haver vários motivos para uma mulher decidir não menstruar, mas primeiro precisamos entender uma coisa: quando se pára de menstruar por meio de anticoncepcionais hormonais, o endométrio não se forma, então, ao contrário do que muitas pessoas pensam, este não não se acumula, pois ele nem mesmo existe.

Ok. Agora, os motivos:

- Com a interrupção do sangramento, a mulher não tem cólicas.

- Como a mulher não se prepara para ter um bebê, ela sofre menos com seios doloridos.

- O sangramento que, às vezes, a impedia de fazer certas coisas, não a impedirá mais, e ela não terá mais que se programar em cima de seu ciclo menstrual.

- Muitas mulheres se beneficiam da interrupção da menstruação também quanto à TPM.

- Segundo o médico que falou na televisão há um ano, o útero da mulher permanece "protegido" da menstruação, que seria um certo desgaste para o útero, tendo que sangrar todos os meses porque não recebeu uma célula-ovo.

2. Todas as mulheres param de menstruar quando usam anticoncepcionais hormonais ininterruptamente?

Não. A maioria deixa de menstruar, mas há mulheres que não. E, entre as que param, uma parte sangra nos três primeiros meses, como efeito colateral.

O ideal é começar e ver como seu organismo reage.

3. Deixar de menstruar pode trazer problemas para a saúde da mulher?

Não.

4. Por que há medicos que são contra o uso ininterrupto de anticoncepcionais hormonais para não menstruar?

Um dos principais motivos é que há alguns problemas que são diagnosticados pela ausência da menstruação. Então, se você não menstrua, você estar sem menstruar é normal, logo não demora-se mais para diagnosticar esses problemas.

Um outro motivo relatado é o fato de o feminino é inundado por hormônios ao longo de todos os meses e, ao interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no temperamento, mas, apesar de lógico, este efeito não foi comprovado por nenhum estudo.

5. Usar anticoncepcionais hormonais para não menstruar pode comprometer a fertilidade?

Não. O que pode acontecer é a não voltar a ovular imediatamente após a interrupção do tratamento, como depois da interrupção de qualquer tratamento anticoncepcional hormonal.

6. Há alguma contra-indicação?

As mesmas que de qualquer tratamento anticoncepcional hormonal. Ou seja, se hoje você usa um anticoncepcional dos que você interrompe o uso, sangra, e volta a tomar, você pode fazer uso ininterruptamente também.

7. Quais os métodos e qual o melhor deles?

Há as pílulas de uso contínuo (combinada de estrongênio e progesterona, e a só de progesterona), injeção de progesterona, anel vaginal, adesivo contraceptivo, implante subdérmico e o sistema intrauterino liberador de levonorgestrel.

O melhor deles depende de cada mulher. O ideal é consultar seu ginecologista. Mas, falando de estatísticas, o implante é o que se mostra mais eficaz contra os sintomas da TPM, e a injeção trimestral é a que reporta mais eficácia para quem quer parar de ter os sangramentos.

8. Pode ocorrer gravidez durante o uso do método contraceptivo sem pausas?

As chances são tão pequenas quanto as de uma mulher com laqueadura de trompas, mas pode acontecer.

9. A partir de que idade pode-se fazer uso deste tratamento?

A partir dos 16 anos de idade e, no mínimo, dois anos após a primeira menstruação.

10. Este tratamento vai te fazer engordar?

Não. Como qualquer anticoncepcional hormonal, ele pode aumentar a retenção de líquidos, mas não fará você engordar.

11. Você pode alternar gravidez com tratamento anticoncepcional sem pausa? Depois de quanto tempo a partir do parto você poderá começar a suspender a menstruação?

Se você for usar anticoncepcionais contendo apenas progesterona, pode iniciar o uso seis semanas após o parto. Se usar métodos que contenham estrogênio, deve iniciar depois de parar a amamentação ou seis meses após o parto.

12. Parar de menstruar ou não?

Agora, é com você. Você já conhece as informações mais importantes sobre o tratamento para parar de menstruar, e deve procurar seu ginecologista para quaisquer outras dúvidas.

Não inicie um qualquer tratamento sem prescrição médica. Só seu ginecologista saberá qual é o melhor método para você.

Toda mulher com vida sexual ativa deve ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano. E não seja boba! Não é porque você usa anticncepcional que deve transar sem camisinha. Gravidez não é doença. AIDS, sífilis, herpes, gonorréia, hepatite são!

Foto do topo: SCA Svenska Cellulosa Aktiebolaget Flickr (Creative Commons)

Leia Mais…

11 truques na hora de fazer as unhas


Na hora de fazer as unhas, não importa se suas unhas estão compridas ou curtas, redondas ou quadradas, se vai pintar de vermelho, roxo, amarelo ou branco, elas precisam ser bem feitas. Confira alguns truques para ter unhas impecáveis.

1. Nunca use um alicate sem corte.

Se você fizer isso, vai arrancar, em vez de cortar a cutícula, mesmo que você não perceba, e é aí que ficam aquelas rebarbas.

2. Comece a tirar a cutícula a partir do canto da unha.

Assim, você pode até conseguir cortá-la por inteiro, tirando aos poucos. Isto evita que o corte fique irregular.

3. Segure o alicate levemente em direção à unha.

Isto significa não cortar a cutícula com o alicate virado para ela, e sim para a unha, apenas levemente, para evitar ferimentos.

4. Não 'cavuque' os cantos das unhas

Você não precisa afundar sua cutícula. Depois da primeira vez que você tira os famosos 'cantinhos', nunca mais eles deixarão de te perturbar, e você pode até ter infecção uma infecção.

5. Passe óleo secante para polir as unhas.

Isso faz com que a lixa de polimento deslize mais facilmente e sua unha fique mais lisa e regular.

6. Nunca use a lixa comum para polir as unhas.

Isto deixa as unhas ásperas, e pode até deixar a pintura com irregularidades. Use sempre uma lixa de polimento, que é menos áspera. É só ir a uma perfumaria e pedir por uma "lixa de polir as unhas".

6. Após polir as unhas, tire o óleo secante com o palito com algodão umedecido com removedor de esmaltes na ponta, girando o palito em direção à cutícula.

Basicamente, vocêvai tirar todo o óleo secante das unhas delizando o palito em direção às cutículas, girando-o com seus dedos. Para ficar mais fácil de compreender, quando você estiver segurando o palito, vai deslizar seu polegar da parte onde o indicador encontra a mão até o fim do polegar, onde está a unha dele. Isto vai fazer com que o palito gire em movimento ascendente, e todas as rebarbas de cutícula que ficaram, aparecerão. Daí é só você retirá-las com o alicate.

7. Não use esmaltes vencidos, mão faça as unhas perto de um ventilador, e passe camadas finas de esmalte.

Isto tudo é pra evitar que ele empipoque. Há quatro motivos para a pintura formar bolhinhas: esmalte vencido; camadas grossas de esmalte; temperatura da mão muito quente; e vento na pintura antes de ela secar.

8. Não pingue acetona no esmalte para dissolvê-lo.

Quando o esmalte está velho, começa a ficar grosso. Muitas pessoas usam acetona para afiná-lo, mas isso faz com que a pintura saia mais rápido. Use sempre um produto para dissolver esmaltes, disponível em perfumarias.

9. Não contorne a unha depois de passar a base com o palito, se for pintar as unhas.

Se você deixa base sobre a pele, o esmalte sai mais facilmente das bordas quando você faz o acabamento.

10. Não esfregue a ponta no palito para fazer o acabamento. Deslize.

Depois de pintar as unhas, nós fazemos o acabmento, tirando o esmalte que ficou nas bordas e contronando a unha para ficar perfeitinho. A melhor maneira de fazer isso é deslizar, girando o palito em direção à pele. Girar da mesma maneira e na mesma direção que fizemos depois de polir, mas desta vez sobre a pele.

Coloque a ponta do palito com o algodão umedecido de acetona bem em cima da cutícula, sem deixá-lo tocar a unha, e deslize para fora, girando. Você verá que, depois disso, o contorno será um mero detalhe, pois sairá até o esmalte que ficou na cutícula.

11. Por fim, faça o contorno empurrando a cutícula delicadamente.

Quando for contornar sua unha, no acabamento final, parta de um canto da cutícula, ao outro, empurrando um pouco a pele. Isto fará com que o contorno fique perfeito, pois quando a pele tomar tomar posição normal, cobrirá a parte onde não tem esmalte.

Foto do topo: Fing'rs Flickr (Creative Commons)

Leia Mais…

8 hábitos para uma pele de pêssego


Corretivo, base, pó compacto, blush? Necas! O negócio é cuidar da pele e arrancar elogios sobre como você é linda naturalmente. Pronta para começar?

1. Tenha uma alimentação balanceada

Beba água. Não adianta usar hidratantes milagrosos se você não hidrata sua pele de dentro para fora. Além disso, todos aqueles nutrientes contidos em sua loção são melhor absorvidos pela pele se você hidrata seu organismo.

Ingira frutas, legumes e outras fontes de vitaminas. As vitaminas responsáveis pela manutenção da pele são:

Vitamina A: participa na formação e na cornificação da pele (processo responsável pela firmeza da pele), como também combate os radicais livres, o que ajuda a prevenir o envelhecimento da dos tecidos, incluindo o da pele. Nos vegetais, você a reconhece pela cor alaranjada.
Sua principais fontes são: cenoura, abóbora, mamão, leite e fígado (de qualquer animal).

Complexo B: não participa da formação da pele, mas desempenha funções na saúde dos tecidos epiteliais e musculares.
Suas principais fontes: carnes, verduras e cereais integrais.

Vitamina C: estimula a formação de colágeno - proteína que liga as células epiteliais umas às outras -, além de também combater os radicais livres.
Suas principais fontes são: mamão papaya, brócolis, morango, laranja, kiwi, acerola (é a campeã), melão e manga.

Vitamina E: Protege sua pele dos raios nocivos do Sol, baby.
Suas principais fontes: óleos vegetais (de soja, oliva, girassol, milho, etc), nozes, grãos integrais, peixes e vegetais verdes folhosos.

Inclua fontes de minerais em sua dieta. Alguns minerais, como o selênio, o magnésio, o cobre e o zinco, estão associados à capacidade da pele de se regenerar e cicatrizar.
Boas fontes destes minerais são: carnes, cereais integrais, além dá água, é claro.

2. Proteja-se dos raios nocivos do Sol

Como se não bastasse o envelhecimento da pele causado pelo excesso de exposição ao Sol, ainda tem o fato de que esta exposição pode trazer problemas futuros, como o câncer. Então, proteja-se! Use um filtro solar de fator 30 ou maior, tanto na pele do rosto, como nas partes do corpo que estarão expostas. Passe novamente ao longo do dia, de quatro em quatro horas, aproximadamente. Mas fuja dos cremes, que engorduram a pele. Use uma loção. Hoje, a maioria dos filtros solares são loções.

3. Use sabonete neutro e evite água quente para lavar a pele

A melhor combinação para lavar a pele é sabonete neutro e água fria, mas pode-se usar também água morna.

Não há necessidade de usar sabonetes hidratante, mesmo que você tenha a pele seca. Lave-a primeiro, hidrate-a depois.

4. Esfolie sua pele

O ideal é esfoliar semanalmente, com um produto específico ou uma receita caseira, como mel e açúcar. Se você usa uma máscara de hidratação semanal, esfolie antes de fazer a hidratação.

Lembre-se de esfoliar também um dia antes de se depilar com cera (quente ou fria).

Diariamente, é possível usar uma esponja de esfoliação suave, como as esponjas naturais. No uso deste tipo de esponja, não esfregue a pele. Faça movimentos circulares ascendentes com delicadeza.

5. Hidrate

Não importa se você usa um hidratante, um produto natural ou se faz uso de máscaras: o importante é hidratar.

Esteja sempre com a pele limpa quando for hidrataá-la, e procure um produto específico para o seu tipo de pele.

8. Remova a maquiagem antes de dormir

O ideal é usar um demaquilante. Na falta, eu recomendo shampo de bebê, pois é muito suave, retira bem a maquiagem e pode ser usado para tirar até a sombra, o rímel e o delineador dos olhos.

7. Durma de oito a nove horas por dia


E certifique-se de ter um sono tranquilo.

Enquanto dormimos, nosso organismo está livre da sobrecarga de atividade que ele tem quando você está acordada, e é aí que ele aproveita para renovar as células. Além disso, o metabolismo é oito vezes mais rápido durante o sono.

8. Viva plenamente

Namore, passeie, se divirta, e não esquente a cabeça. O estresse tem conseqüências diretas na aparência da pele, pois altera todo o organismo, afetando as funções metabólicas. Uma pele bonita é uma pele feliz.

Foto do topo (modificada): Chris Willis Flickr (Creative Commons)

Leia Mais…

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Leite, aveia e mel - três segredos de pele e cabelos invejáveis!


Estes três ingredientes ilustram as embalagens de incontáveis produtos para a pele. Descubra os segredos por trás disto, e aprenda a se beneficiar naturalmente destas maravilhas.

Conheçamos um pouco sobre os benefícios de cada um deles:

Mel - hidratante, antioxidante e antibiótico natural, ele não é só saboroso e cheio de benefícios para a saúde: também deixa a pele linda! E o cabelo também ganha com ele. A equação "pele + mel" só pode ser "=" a "corações arrebatados".

Leite - A combinação proteínas / aminoácidos do leite fazem dele um ás para quem deseja pele e cabelos saudáveis e bonitos. Entretanto, devido à gordura que ele possui, quem tem pele oleosa deve fazer uso moderado dele. Um outro fator importante sobre o leite é que o ácido lático ajuda a clarear a pele, sendo um ótimo ingrediente para mascaras de clareamento de virilha e axilas.

Aveia - Dentre as substâncias contidas na aveia que são ótimas para a pele, estão o ácido pantotênico, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos, assim, a aveia confere suavidade e maciez à pele, fora suas propriedades hidratantes. Além disso, a aveia regenera o manto defensor da pele, reestruturando seus lipideos protetores, e acalma e protege a pele irritada. No cabelo, ela melhora a estrutura dos fios, pois é rica em silício.

Agora, vamos à parte prática: uma rotina de beleza da pele e dos fios, baseada nesses três ingredientes milagrosos.

Tratamento semanal com leite, aveia e mel

1. Para a pele:
Para o corpo: Semanalmente, faça uma esfoliação com mel e açúcar no corpo todo, menos no rosto, depois coloque e deixe agir durante cinco minuto uma máscara feita com mel (o suficiente para passar no corpo todo, uma xícara de chá deve ser suficiente), leite em pó (uma colher de sopa cheia para cada xícara de mel, e dissolva o pó em um pouquinho de água antes de misturar ao mel, colocando água até que se forme um creme bem grosso, para que se dissolva a gordura, que fará com que vitaminas lipossolúveis contidas no leite e na aveia penetrem em sua pele) e aveia (duas colheres de sopa para cada xícara de mel). Lave com água fria e sabonete neutro, e seque delicadamente ou deixe secar ao natural. Se sua pele é muito seca, pode colocar um pouquinho de óleo de amêndoas ou um outro óleo natural que seja de sua preferência.
Para o rosto: Também semanalmente, coloque uma colher de chá de aveia no meio de uma gase e feche-a como uma trouxinha, molhe no mel e esfolie a pele do rosto com movimentos suaves, em círculos. Quando terminar, deixe o que ficar na pele agir durante cinco minutos, e lave com água fria. Se a pele do seu rosto é seca, você pode lavar logo depois da esfoliação e aplicar outra máscara, feita com duas colheres de sopa  de mel, meia colher de chá de leite em pó e meia colher de chá de aveia, lembrando de dissolver o leite antes.

2. Para os cabelos, faça também uma vez por semana, após usar um shampoo anti resíduos:

Cabelos Normais ou Mistos: o processo é dividido em duas partes. Primeiro você mistura três colheres sopa de mel a meia colher de sopa de aveia. Passe nos cabelos. Depois passe no comprimento e nas pontas dos cabelos uma massinha feita com duas colheres de chá de leite em pó dissolvidas em um nada de água. Deixe agir por cinco minutos, e lave com shampoo neutro.
Cabelos Oleosos: quatro colheres sopa de mel e meia colher de sopa de aveia. Deixe agir por cinco minutos, e lave com shampoo neutro.
Cabelos Secos: quatro colheres sopa de mel, três colheres de sopa de leite em pó dissolvido em um nada de água até formar uma massinha e meia colher de sopa de aveia. Deixe agir por cinco minutos, e lave com shampoo neutro.


Jogue o que sobrar fora. Se seus cabelos forem muito compridos, faça o dobro e jogue o que sobrar fora, e assim por diante.

Comece hoje e volte daqui a duas semanas para nos contar o resultado!

Dica 1: Você pode passar, duas a quatro vezes por semana, apenas mel no corpo e no rosto depois de lavar com seu sabonete, e enxaguar o mel apenas com água. De preferência fria. Dê sempre preferência a água fria ou morna para lavar sua pele e cabelos. Eles agradecem.

Dica 2: Antes de ir para aquele encontro especial, passe mel no corpo depois do banho e enxague neste dia com água fria e deixe secar ao natural. O momento pede a sua pele mais viçosa!

Foto do topo: autinevan Flickr (Creative Commons)

Leia Mais…

A importância do café da manhã e três sugestões gostosas, práticas e nutritivas


A refeição que você faz quando acorda é uma das mais importantes, principalmente para quem quer emagrecer. O ideal é começar o dia comendo algo leve, rico em energia e nutrientes. Entenda por quê, aprenda o que comer e veja três ótimas sugestões!

Por que o café da manhã é tão importante?

1- Você passa a noite toda sem comer. Se tem intervalos muito grandes entre as refeições, seu passa a economizar energia, o que definitivamente não é bom nem para ninguém, pois você se sente mais cansado e lento.

2- Não comer café da manhã faz com que você sinta mais fome na hora do almoço e acabe comendo porções maiores para ficar satisfeita.

3- Seu corpo gasta aproximadamente 440 calorias durante 8 horas de sono, por isso é bom você repor esta energia quando acorda.

4- Estudos recentes revelaram que pular o café da manhã pode causar lentidão em sua habilidade de se concentrar durante as primeiras horas da manhã.

O que comer no café da manhã?

- Não é porque se chama "café" da manhã que você precisa beber café. Aliás, o café não é lá muito bom para a saúde, pois agride o trato estomacal. Prefira café com leite, se você não dispensa o café. Se você não bebe leite, use leite de soja.

- Coma cereais integrais ou pães feitos com farinha integral. Eles contém fibras, que auxiliam na manutenção dos processos digestivos, além de proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e são uma ótima fonte de energia. Não pense que por eles serem ricos em carboidratos que você vai engordar, pelo contrário, por serem alimentos tão ricos eles promovem a saciedade.

- Coma frutas. Já é de conhecimento geral que elas são fontes de vitaminas, e as vitaminas são as responsáveis reações metabólicas e facilitam liberação e utilização de energia.

- Coloque leite e/ou derivados do leite em seu café da manhã. Se você tem uma dieta de baixas calorias, pode optar por leite e iogurte desnatado, queijos de baixo teor de gordura, como queijo branco, cottage e ricota. Se não bebe leite, use leite, queijo ou iogurte de soja. Há leite de soja em pó, que você pode bater com suco de frutas, e até mesmo alguns preparados em pó industrializados de extrato de soja e vários nutrientes. Apesar de serem industrializados, eles não são um veneno tão perigoso quanto o refrigerante diet que você tomou ontem no almoço. Tanto o leite de vaca quanto o de soja são boas fontes de proteínas e de cálcio, que são responsáveis pela manutenção muscular e óssea, respectivamente.

Sugestões de café da manhã

Sugestão 1

- Um sanduíche de duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo branco, folhas de alface e uma ou duas rodelas de tomate;
- Vitamina feita com uma fatia de mamão, meio copo de suco de laranja e meio copo de leite ou leite de soja (uma colher de sopa de leite de soja em pó e meio copo de água). Adoce a seu gosto, preferindo sempre açúcar. Aspartame faz mal e tem praticamente a mesma quantidade de calorias.
Valor energético: de 450 a 600 Kcal a depender da espessura da fatia de queijo e de o leite ser desnatado ou integral

Dica: você pode temperar seu sanduíche com sal e azeite de oliva! Tempere antes de colocar a fatia por cima do recheio, por favor.

Sugestão 2

- Porção pequena a média de salada de pelo menos três frutas, com cereais integrais, regada com um potinho de iogurte adoçado (integral, semi desnatado, ou desnatado, mas precisa ser cremoso, então, verifique) e coberta com uma colher de sopa e meia de cereal integral - eu indico a granola, mas você pode usar o cereal de sua preferência
- 200ml de suco de laranja
Valor energético: 450 a 500 kcal, a depender do iogurte utilizado.

Sugestão 3

- Vitamina feita com: um copo de suco de laranja; uma fatia de mamão; um potinho de iogurte desnatado; e duas colheres de sopa de aveia. Duas colheres de sopa de açúcar são suficientes. Dependendo do seu gosto, menos.
Valor energético: 450 kcal.

P.S.: Estas sugestões de café da manhã são ideais para uma dieta de manutenção de peso, mas por conterem baixo índice de gordura, e alto teor de carboidratos, são indicadas também para pessoas em dieta de emagrecimento que fazem exercícios regularmente, em especial pela manhã, pois a ingestão de carboidratos antes da atividade física facilita a queima de gordura.

Foto do topo: irene nóbrega Flickr (Creative Commons)

Leia Mais…

Dúvidas sobre qual atividade física praticar? A gente ajuda!


Que uma vida sedentária é algo péssimo para a saúde, todo mundo já sabe, mas na hora de começar uma atividade física, muita gente entra na musculação por falta de opções. Será? Há uma gama inimaginável de atividades físicas e com certeza uma delas vai te fazer feliz. Vamos dar uma olhadinha em algumas interessantes?

Ginástica localizada: durando cerca de sessenta minutos, é dividida em séries que priorizam cada segmento muscular ou articular. O legal da ginástica localizada é que ela é feita em grupo, o que dá um "up" na motivação, e, além de definir o corpo, é um exercício de considerável gasto calórico (260 calorias por aula, em média), o que a torna uma boa pedida para quem não quer só perder peso, mas também definir a musculatura. O chato é que em muitas academias as aulas de ginástica localizada não são separadas da musculação na hora de fazer a matrícula. Há, entretanto, programas dos governos estaduais e das prefeituras que oferecem estas e outras aulas.

Musculação: consiste em exercícios localizados com cargas variáveis, e tempo de contração e velocidade controláveis. Devido à sua flexibilidade, não importa se você quer ganhar massa, definição, resistência ou força muscular, ou mesmo se você quer perder peso, haverá sempre um programa ideal para você, que pode se adequar aos seus horários. O gasto calórico é variável.

Dança do ventre: está aí uma atividade cheia de benefícios para as mulheres! Além de tonificar a musculatura, ajuda nas cólicas menstruais, reeduca a postura, desenvolve a percepção do corpo, estimula a sensualidade e queima queima, em média, 400 calorias por hora.

Dança de salão: são aulas de variados tipos de dança, sendo mais comuns nas escolas do Brasil a lambada, a salsa, o bolero, o soltinho, o samba, o forró, o zouk e o tango. Além de ser um divertido e benéfico meio de interação social, a dança de salão conta com os benefícios de qualquer dança, como estimular a circulação e melhorar a capacidade respiratória, além de poder queimar até 700 calorias em uma hora.

Pole dance: a famosa "dança no poste" é uma atividade física bem completa devido à combinação de ginástica e dança, combinação esta que proporciona tonificação e definição dos músculos, além de benefícios ao sistema cardiovascular. A modalidade consiste em movimentos de giros, escaladas, inversões e acrobacias aéreas, feitos em uma barra vertical, e se divide em seis níveis de dificuldade. Uma hora praticando pole cande queima, em média, 450 calorias, e há quem diga até que ao passar o corpo pela barra ela funciona como uma drenagem linfática, eliminando líquidos e todos os pneuzinhos e celulites que são causados pela retenção deles.

Pilates: é um método de alongamento e exercícios físicos profundamente alicerçados na anatomia humana, utilizando o próprio peso do corpo em sua execução. Entre seus benefícios estão a reeducação postural, alívio de tensões, melhora da vitalidade, força e flexibilidade, além da tonificação e alongamento dos músculos. Uma hora de pilates queima, em média, 250 calorias.

Ioga: é, na verdade, a tradicional disciplina física e mental originária da Índia. Nas aulas, as posturas físicas trabalham flexibilidade, força, equilíbrio, concentração e tônus muscular, respeitando os limites e ritmo de cada praticante e induzindo a um relaxamento. O legal da Ioga é que trabalha bem a mente, ajuda a ter disciplina e força de vontade. Uma aula de ioga pode gastar de 225 a 500 calorias, dependendo da intensidade.

Natação: é a auto suportação e auto movimentação, por meio dos braços e pernas, dentro ou sobre a água. Sua prática traz benefícios ao sistema cardiovascular e respiratório, sendo uma boa opção para quem não pode praticar exercícios que exigem muito do sistema cardiorespiratório, pois ao contrário da maioria da atividades, reduz a freqüência cardíaca. Além disso, fortalece os músculos torácicos, beneficia as articulações e, devido à restrição da respiração, diminui os radicais livres no sangue retardando o envelhecimento dos tecidos com sua prática regular. Uma hora de natação gasta entre 400 e 530 calorias.

Hidroginástica: há várias modalidades, desde ginástica localizada até corrida, todas realizadas embaixo d'água. Sua prática proporciona condicionamento cardiovascular e respiratório e não tem impacto sobre as articulações. Além disso, a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência, ajuda a aumentar a circulação periférica e alivia as tensões. Uma hora de hidroginástica queima de 260 a 400 calorias.


Foto do topo: Keith Ramsey (Creative Commons)

Leia Mais…

10 mitos e verdades imprescindíveis para quem quer emagrecer


Certamente, você já ouviu infinitas dicas para emagrecer da sua tia, da sua avó, da vizinha, da amiga da vizinha, da colega do primário que hoje mora em manaus, e quem sabe até do seu cachorro! Confira, neste post, o que é mito e o que é verdade de dez importantes tópicos no meio dessa informação toda.

1. Dormir depois de comer engorda
Mito! Dormir após as refeições não é um mal. Aliás, é muito bom para a digestão fazer a famosa "cesta", pois você dá sossego para o resto do seu organismo, e ele pode fazer a digestão sem ninguém atrapalhá-lo. Porém, ainda, comer muito durante a noite e não comer durante o dia pode, sim, te fazer engordar, pois o seu organismo começa a estocar mais energia do que o necessário quando você come, já que ele não será recarregado pela manhã.

2. Beber um copo de água gelada em jejum emagrece
Verdade! E não só em jejum. Para controlar a temperatura corporal, o organismo precisa elevar a temperatura da água, e para isso ele consome uma energia extra, além da que utiliza na digestão. E vale lembrar que a água pura, independente da temperatura, é ótima para quem quer manter a forma, pois regula o metabolismo e diminui a retenção de líquidos. Mas não abuse! O ideal é tomar cerca de dois litros de água por dia, para não sobrecarregar os rins.

3. Usar cintas modeladoras diminui a barriga
Mito! A compressão da barriga acaba restringindo-a ao formato da cinta modeladora, o que pode modelar a região abdominal de quem está emagrecendo, mas diminuir a barriga, meu amor, só exercícios! E pra ela modelar é necessário o uso contínuo e durante um tempo razoável.

4. Anticoncepcional engorda
Mito! O anticoncepcional não te faz ganhar peso. O que acontece é que o uso de alguns anticoncepcionais aumenta a retenção de líquidos, o que pode ser compensado com o consumo razoável de água e exercícios físicos regulares.

5. Passar dias tomando sopa rala emagrece
Mito! Tomar sopa ajuda a eliminar líquido, mas não te faz perder peso. Ao contrário! Se você deixa de dar ao seu organismo a energia que ele precisa, ele economiza a que tem. Porém, talvez uma sopa mais encorpada posa ajudar, se tiver as calorias que uma refeição normal (que não fosse sopa) teria, pois a digestão da sopa é mais fácil, e a ingestão de alimentos leves ajuda a diminuir a dilatação do estômago que é uma das principais causas da tão odiada barriguinha.

6. Comer aos poucos é bom para emagrecer
Verdade! Uma dieta de cinco refeições leves, ricas em nutrientes e com pouca gordura é a mais indicada para quem quer emagrecer, pois seu organismo não se sente obrigado a economizar energia, ele sabe que terá mais daqui a pouquinho. Mas lembre-se: 'pouca gordura' não sognifica folhas e e legumes! O indicado é que a fonte de energia, em vez de gordura, sejam os carboidratos. As gorduras também não devem sumir completamente. Prefira óleos e azeites vegetais in natura, sem saturá-los. Também prefira a manteiga à margarina, pois gordura vegetal hidrogenada é um veneno!

7. Comer assistindo televisão engorda
Verdade! A TV te deixa distraído em relação ao que está comendo, não só te faz comer muito, mas comer mal. Prefira comer na cozinha ou sala de jantar. Seu organismo agradece.

8. Mastigar bastante ajuda a emagrecer
Verdade, mas com algumas considerações: não são as calorias que você gasta mastigando que ajudam, mas o ritmo com que você come quando mastiga várias vezes. Isto não te faz emagrecer, mas o seu cérebro recebe a informação de que você está comendo no tempo certo, o que não acontece quando você mastiga demais e acaba ficando "empanturrado".


9. Corrida emagrece
Verdade! É um dos melhores exercícios para quem precisa perder peso, devido ao alto gasto de energia. Mas antes de começar a correr por aí, procure um médio e tenha certeza que está tudo ok, pois este é um exercício que exige bastante do sistema cardiorespiratório, então não dá pra bobear, né!

10. Chá verde emagrece
Mito! É comprovado em estudos que o chá verde acelera o metabolismo, mas este efeito é muito pequeno comparado ao da atividade física, por exemplo. Para ele ter o efeito desejado, é necessário tomar um litro por dia, sem açúcar nem adoçante, em temperatura morna e preparado imediatamente antes de beber.


Foto: D Sharon Pruitt (Creative Commons)

Leia Mais…

Sabonetes - Pele bonita é pele limpa e bem cuidada!


Parece simples, mas a escolha do sabonete ideal requer alguns cuidados, pois a limpeza é a base que dá estrutura a todo cuidado de saúde e beleza da pele. Que tal falar um pouquinho sobre isso?

Primeiro, identifique o seu tipo de pele:

Pele oleosa: tem um pouquinho mais de brilho do que os outros tipos de pele, devido à produção excessiva das excreções que mantém a umidade da sua pele. Além disso, possui os poros abertos, facilitando o aparecimento de cravos e espinhas. A pele oleosa é assim em todo o rosto, o que a difere da pele mista. No corpo, a oleosidade é menos intensa, mas ainda requer um cuidado especial.

Pele mista: você reconhecerá que sua pele é mista observando que ela possui uma oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo), sendo mais ressecada no resto do rosto.

Pele seca: é áspera e sem vida, facilitando marcas de expressão, no rosto, e rachaduras e estrias, no corpo. Esta pele precisa de uma atenção especial quanto à sua hidratação.

Pele normal: é a mais parecido com a pele de um bebê. Macia, não apresenta oleosidade ou secura excessiva, e normalmente não requer cuidados especiais.

Já sabe o tipo de sua pele? Certo! Vamos aos sabonetes:


Sabonetes para o corpo

Os sabonetes usados no corpo normalmente são os de uso diário. Não há necessidade de usar um sabonete esfoliante quando você pode usar uma esponja de esfoliação suave, como as naturais, e pode também fazer esfoliações semanais com produtos específicos ou receitas caseiras - mas este é um assunto para um próximo post.

Tanto para a pele do corpo, como para a do rosto, os sabonetes líquidos são os mais indicados, e especialmente para as que sofrem com oleosidade excessiva, como as oleosas e mistas, pois limpam mais suavemente. Estes também são os mais indicados para peles sensíveis, que também se beneficiam do uso de sabonetes glicerinados, por estes serem mais suaves e não conterem sal em sua formulação.

Se você tem pele seca, pode usar sabonetes hidratantes que não levem óleos neles. Não é necessário hidratar a pele enquanto a está lavando. Você pode lavar primeiro e hidratar depois.

Para quem tem pele normal, os mais indicados são os sabonetes neutros, mas se pode usar também sabonete com substâncias moderadamente hidratantes, como mel, leites, cânfora e alantoína.

Os sabonetes neutros são ainda indicados para o uso diário em qualquer tipo de pele, incluindo a pele do rosto.


Sabonetes para o rosto

Prefira sabonetes neutros para uso diário. Mesmo se você tem a pele seca, tudo bem que ela precisa de hidratação, mas é melhor não usar sabonetes hidratantes no rosto. Prefira hidratar a pele de seu rosto com hidratantes específicos para o rosto, ou se sua pele é normal a oleosa, substâncias naturais como o mel.

Se você tem pele com acne, pode usar uma a duas vezes por dia um sabonete para este tipo de pele, mas dê preferência sempre à orientação de um dermatologista na escolha deste tipo de sabonete.

Lembre-se: nunca lave sua pele com água quente, especialmente a do rosto. Prefira sempre água fria, mas, durante o banho, por exemplo, não há mal em usar água morna. Água quente agride a pele e estimula a produção sebácea, sendo um veneno para as peles oleosas e mistas.


Sabonete Íntimos

Há sabonetes desenvolvidos especialmente para a higiene íntima, mas os mais indicados para uso diário são os sabonetes neutros. Dê preferência a utilizar os sabonetes íntimos esporadicamente, ou quando seu ginecologista lhe aconselhar que o faça, e nunca, mas nunca mesmo, utilize sabonetes bactericidas nesta região. A região íntima tem bactérias que a protegem, e quando você usa sabonetes bactericidas elas acabam morrendo junto com as bactérias que poderiam lhe fazer algum mal.


Sabonetes bactericidas

Acabamos de falar deles! É extremamente indicado o uso destes sabonetes na mãos, e você pode também usá-los nas axilas para prevenir o mau cheiro, mas também prefira não usá-los diariamente no corpo todo, para preservar as bactérias que te protegem contra infecções.

Leia Mais…